terça-feira, 23 de julho de 2013

Ora (direis), seguir Estrelas

Quem decide seguir estrelas precisa estar preparado. Alguns dirão: "Perdeste o senso?" Pois quem busca estrelas acaba seguindo coisas que, para muitos mortais, são pálidos pontos luminosos sem muita importância na vida real. Mas os mortais não as conhecem, seus olhos não conseguem captar inteiramente sua luz.


Ao mergulhar no céu profundo em busca da Estrela, vemos que este pedaço de rocha em que estamos é pequeno e frágil. Mas é no pequeno e no frágil que estão todas as coisas que hoje para nós possuem algum significado. Ao atravessarmos outros mundos, percebemos que nosso jardim não é o único jardim, e que o nosso caminho não é o único caminho. Tomamos consciência de que pequenos e frágeis são também os nossos problemas. De cima, olhando para este mundo, não existem labirintos que não sejam decifrados ao simples olhar.


Mas para buscar a Estrela é preciso estar disposto a voar durante a noite, passar pela madrugada, ver o dia amanhecer. Ouvir a claridade do Sol nos chamar à realidade, ofuscando a Estrela por alguns momentos, e nos fazendo pensar que a perdemos. Então, quando dermos tudo por perdido, é preciso fechar os olhos e deixar que a Estrela nos guie, porque ela já está aqui. Quando conseguirmos ver a Estrela de olhos fechados, ela ofuscará o próprio Sol.


Por muitas vezes voltaremos à Terra, por muitas vezes a jornada recomeçará. Em cada jornada, nossas asas se fortalecerão, voaremos mais alto, iremos mais rápido. No fim, é possível que tenhamos que nos resignar com o fato de que a Estrela esteja além de nosso alcance. Mas nesse momento nossos olhos se abrirão, e descobriremos que a jornada que percorremos acabou por fazer de nós a própria Estrela.

(conforme fragmentos de memórias)
"Idéias são como estrelas, você não conseguirá tocá-las com as mãos. Mas como aos marinheiros nas águas desertas elas podem guiá-lo, e, seguindo as estrelas, você chegará ao seu destino." - Carl Sagan

Nenhum comentário:

Postar um comentário