quarta-feira, 14 de agosto de 2013

A Resposta

Me aproximei do espelho na escuridão. Não podia ver, mas sabia que resposta estava ali. Com os dedos prestes a tocar o interruptor e desfazer o mistério, tive medo. E se a luz revelasse outra coisa?



Esta pergunta não pôde ser respondida pela minha razão. O escuro é o lugar onde todas as possibilidades existem. Naquele espelho diante de mim estavam todas as coisas que poderiam acontecer, tanto boas quanto ruins. Em um segundo todas elas passaram diante dos meus olhos e meus dedos pararam no interruptor para que eu pudesse procurar a resposta.

O escuro nos dá medo porque estamos acostumados a nos afastar de algo que não conhecemos, e que pode nos causar dor ou felicidade. O escuro é o bem e o mal, e às vezes abdicamos do bem por medo do mal.

Permanecemos no escuro, mas não porque desconhecemos onde está o interruptor. Permanecemos porque sabemos que, ascendendo a luz, alteramos nosso mundo de maneira irreversível. Cada um decide o momento certo de sair da escuridão. Tal decisão de ascender a luz determina que, dentre todas as realidades existentes no escuro, apenas uma será escolhida para ser vivida. E, sendo uma escolhida, as outras desaparecem.

Meus dedos já tocavam o interruptor, ascender a luz seria inevitável. Quis fechar os olhos, como um último impulso de manter a escuridão. Mas uma última pergunta os manteve abertos. Posso escolher o que irá aparecer? Posso escolher a realidade que virá à tona? Posso escolher a resposta?

Então, de olhos bem abertos, pressionei o interruptor. E eu pude ver.


* baseado em sonhos lúcidos

2 comentários:

  1. Que texto lindo! Vou compartilhar na minha página...Gostei muito!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Cleide! Apreciei muito este elogio por vir de uma pessoa que escreve tão bem :)

    ResponderExcluir